segunda-feira, 21 de abril de 2014

... E eles queriam contar



                            Autora: Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática
Ano: 2012
Páginas:16
Gênero: Infanto-juvenil
Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + ♥  

Caio e Adelaide viviam num tempo em que os números ainda não tinham sido inventados, mas descobriram um jeito de contar as cabras de seu rebanho. Leia a história desses pequenos pastores criados por Luzia Faraco Ramos e descubra como eles conseguiram a noção de dezena. Luzia Faraco Ramos é matemática, psicopedagoga e docente em cursos de especialização em Psicopedagogia. Em 25 anos, publicou 15 livros de grande sucesso. O cuidado com a construção conceitual, utilizando elementos do dia a dia de forma lúdica, é uma constante em sua obra. Artista autodidata, Faifi começou a desenhar profissionalmente quando percebeu o interesse do seu filho por desenhos. Em 20 anos de carreira, já foi editor e ilustrou centenas de livros.


Este livro paradidático de Matemática precisa fazer parte do acervo de todos os professores e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental!
 Através de uma historinha, ele aborda como surgiu o número e a construção do conceito de dezena, fundamental para o entendimento do Sistema Numérico Decimal.
... E ELES QUERIAM CONTAR mostra como Caio e Adelaide, dois pastores de cabras, elaboraram uma estratégia para ter o controle da quantidade de cabras que possuíam. Seu rebanho vai crescendo e eles vão aperfeiçoando sua técnica...
Mas tarde, fazem algumas adaptações para poderem contar quantos dias levava para a lua ficar cheia de novo, ou seja, eles começaram a se interessar pelo ciclo da Lua.
E assim trabalham com a construção do Sistema Numérico Decimal (SND), em formato de quadrinhos (com uma linguagem simples e ilustrações enriquecedoras), uma excelente leitura para todos os estudantes e, principalmente, para aqueles que ainda têm dificuldade em realizar operações ou escrever algarismos, dificuldade esta, muitas vezes advinda da deficiência do conceito do número e entendimento do SND.
Nas últimas páginas deste livro encontraremos uma sugestão de algumas atividades e jogos para serem realizadas com os estudantes.
Não deixem de trabalhar com este livro! (Na internet também conseguimos uma versão em PowerPoint.)


0 comentários:

Postar um comentário